quinta-feira, 17 de novembro de 2011

SISTEMAS APLICATIVOS E A ENGENHARIA

Na área de criação, dimensionamento e construção de engenhocas, é indispensável uma analise previa dos projetos, para saber sua viabilidade econômica, ambiental, e perspectiva final. Para isso é necessário  utilizar ferramentas que permitam esse estudo.
Temos alguns aplicativos essenciais para essa visualização, podemos citar entre eles: Ms Project, Microsoft Excel, ORSE, Tigre CAD , DIAlux ,CADRE  Pro e etc.

Ms Project é um programa que tem várias funções que envolvem esses focos: tempo (datas, duração do projeto, calendário de trabalho),Gráfico de Gantt modelo probabilístico (para cálculos relacionados à planejamento), Diagrama da Rede, Custos (fixos, não fixos, outros) e uma gama de relatórios. Ele é um programa de gerenciamento que você pode utilizar para planejar, programar e representar graficamente as informações obtidas, com ele é fácil criar e modificar um conjunto de tarefas para atingir seus objetivos, é muito importante para o plano inicial, sem contar que ele é bastante eficiente no que diz respeito a recalcular cronogramas, e permitir que você perceba que uma mudança eventual no meio do projeto afetará todo o esquema planejado.

Pelo fato de que grande parte dos engenheiros e tecnólogos, de qualquer especialidade, irão atuar como gestores em suas respectivas empresas, é importante que durante a graduação tenham contato com esse programa.

Microsoft Excel é um programa de fácil manuseio, é basicamente uma  ferramenta  eletrônica  contendo  linhas  e colunas, onde  se pode inserir tabelas e gráficos de um banco de dados. Mas seus instrumentos,  não  se limitam  a  apenas  este tipo de tarefa,  pois  o Excel possui  funções  de diversos cálculos  matemáticos,  estatísticos,  assim  como testes lógicos entre outras. É neste universo de utilidades que o Excel oferece, que  se precisa encontrar relações  entre as  funções  para  aplicar  os custos padrões baseados em correlação e regressão estatística.


DCE é um software para dimensionamento de condutores elétricos em baixa e média tensão.Totalmente elaborado com a última revisão da NBR 5410/2004, esse software calcula a seção dos condutores por sete critérios de dimensionamento:seção minima,capacidade de corrente,queda de tensão,sobrecarga,curto-circuito,contato indireto e dimensionamento econômico.Ele permite o dimensionamento de circuitos com cargas de motores (lâmpadas, tomadas, etc.) e também circuitos em forma de arvores, ou seja, nos quais as cargas se ramificam em trechos a partir de nós.




 FIGURA 01 - FIGURA EM AUTOCAD
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário