quinta-feira, 17 de novembro de 2011

REDES E ESCRITÓRIOS DE ENGENHARIA

Nos dias atuais o uso de uma rede em qualquer que seja a empresa é de extrema importância e necessidade, para o fluxo de informação nas estações de trabalho, de maneira que conecte o proletariado. As empresas do ramo da engenharia vêm se tornando cada vez mais informatizadas, necessitando assim ter um bom sistema operacional, provedor eficiente e uma topologia de rede eficaz.

Para escolher o melhor tipo de rede é necessário avaliar quais os objetivos a serem alcançados, as necessidades dos usuários e também os aspectos físicos da empresa, como: a distancia entre as maquinas, quantidade de computadores a utilizar, segurança desejada e etc.

Para desenvolver a segurança interna em uma determinada rede, principalmente em redes de escritórios de engenharia, onde é necessário ter a garantia de que terceiros não terão acesso a esses registros, podemos utilizar alguns recursos que auxiliam na restrição e segurança da rede, entre tantos, destacamos: antivírus, anti-spyware, firewall, back-up, criptografia, restrição de área  e etc.

Porém além de invasão da rede, caso tenha uma queda de energia, falha no servidor central e etc., para que as informações não sejam comprometidas é de extrema importância que além dos softwares, sejam utilizados equipamentos físicos que lhe deem a garantia de preservação dos dados, entre essas medidas de segurança podem destacar estes: aterramento, utilização de No-break, filtro de linha, estabilizador, servidor secundário e outros.

A eficiência da rede depende diretamente do tipo de topologia escolhida. Entre os modelos de rede nós temos: Anel, Estrela, Barramento e Hibrida.

O tipo ANEL é caracterizado como unidirecional, os dispositivos são conectados em serie, formando assim um circuito fechado, os dados são transmitidos de nó em nó até atingir seu destinatário final, embora tenha um baixo custo, se uma das maquinas apresentar problema toda a rede ficará prejudicada.




Na topologia do tipo ESTRELA as máquinas estão conectadas separadamente, uma das outras, entretanto estão ligadas a um concentrador comum a elas, por ele é obrigatório passar todas as informações que circulam na rede. É mais seguro que o tipo anel, pois caso um dos dispositivos apresente problema, pelo fato de ter um servidor central, apenas o nó que apresentou problema ficará desconectado.




Já no tipo BARRAMENTO os nós estão conectados através de um cabo comum, geralmente o cabo coaxial, nesse tipo de rede, em cada extremidade do cabo tem um terminador, eles são responsáveis por mandar os dados, a mensagem ''vai e volta'', passando assim por todos os nós do circuito, porém apenas o nó destinatário é que reconhece as informações. A desvantagem dessa topologia é que, caso o fio seja partido toda a rede é comprometida.




Temos ainda o tipo HIBRIDA, que é uma fusão de topologias, pois temos mais de um tipo de topologia interligada na rede. Essa forma é geralmente usada para unir LANs ou MANs.




Em geral, o que diferencia uma rede da outra é a forma como ela é conectada/organizada. Pois elas se dividem em ponto-a-ponto ou cliente-servidor. As que utilizam cliente-servidor são mais seguras, e mais aconselháveis para empresas, já que, geralmente, toda informação fica concentrada em um único ponto.

Os concentradores/servidores de rede são em geral, máquinas que possuem um sistema de armazenamento e processamento maior que os computadores comuns.

Se desejar construir uma rede com cerca de oito computadores, é indicado o tipo Estrela, pois a topologia utilizará como base o tipo cliente-servidor, onde as informações passaram por um concentrador, assim serão entregues com maior rapidez no destino desejado. Se quiser uma rede menor com três máquinas podemos usar o tipo Anel.


Vamos supor que iremos montar uma rede do tipo, cliente-servidor em um escritório de uma construtora.Inicialmente vamos determinar a quantidade de maquinas a utilizar.Decidi montar uma rede que contem dez computadores, nessa rede vamos usar o tipo estrela, pois é tolerável em relação a falhas, fácil de instalação, além de ter um monitoramento centralizado.Porém seu custo é um pouco elevado, devido a quantidade de cabos utilizados, porém de decidirmos usar hubs em cada sala, além disso nos oferecer um controle total da empresa, iremos economizar na quantidade  de cabos, utilizamos também uma impressora central, que é responsável por gerenciar a impressão de todos os arquivos mandados por todos computadores, utilizando esse serviço de apenas uma máquina de impressão economizamos energia e dinheiro com outras maquinas. Abaixo vamos visualizar a planta da empresa.






Como podemos perceber a central de monitoramento/controle de toda a empresa esta localizada na CPD.

Para montar uma rede qualquer que seja a topologia podemos utilizar os seguintes dispositivos:concentradores, roteadores, repetidores, switchs ,bridges, placas de rede, e ponto de acesso wireless.Em relação ao sistema operacional geralmente se usa o Windows pela facilidade de acesso  do usuário, e o protocolo TCP-IP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário